quarta-feira, junho 27, 2007

Porque é que Sociologia é aquele curso da treta

Pequeno excerto da literatura que tenho que consumir para o exame da próxima sexta-feira:

"(...)Poderá argumentar-se que tal crítica, mais do que decorrer da argumentação teórica apresentada, subjaz a essa mesma argumentação e, por esta via, questionar-se a cientificidade de tal argumentação ou sustentar um relativismo epistemológico radical de onde se extrairia a impossibilidade de escolha entre modos de argumentação decorrentes. Por um lado, conclusões deste tipo, que ignoram o complexo processo de vaivém entre os domínios analítico e normativo (irredutível a uma sequência simples do tipo pressuposto -> teoria), serão contestados no início do capítulo 1, a propósito do recenseamento dos contributos de Jeffrey C. Alexander, no domínio da sociologia da sociologia, sobre a relação entre teoria e pressupostos: se a toda a construção sociológica subjazem pressupostos morais e políticos, nas disputas entre abordagens teóricas concorrentes é possível "ganhar conhecimento cumulativo sobre o mundo" desde que prevaleçam critérios de racionalidade na organização dos processos argumentativos"

Quanto mais incompreensível, melhor, que é para dar aquele ar de coisa séria e complexa.

6 comentários:

il _messaggero disse...

eheh...

..parecem as crónicas do José Lello n'A Bola (o que olhando ao target daquele jornal - onde orgulhosamente me incluo) dá que pensar...eheh...

Eu sou assim! disse...

Esse texto faz-me lembrar os comentários de alguém. :x Nothing personal. :P

JFFR disse...

Eu acho que quem escreve coisas destas tem muito tempo livre

Eu sou assim! disse...

lool

Anónimo disse...

Estou contigo. :))) Vais longe...*Paty

Anónimo disse...

QUALQUER CURSO QUE PAGUE O ORDENADO A PROFESSORES É UM BOM CURSO. UM DIA ENTENDERÁS A VERDADE DO ENSINO EM PORTUGAL...

24 anos, velha carcaça.