sexta-feira, junho 01, 2007

Francamente

A incompetência e lentidão dos serviços públicos atinge proporções monstruosas.
Cometi o erro de enviar um email para a Direcção-Geral de Cobrança de Impostos para me esclarecerem acerca de uma questão tão simples quanto a devolução de IVA após ter passado um Acto Isolado. Não minto: está disponibilizado no site do Ministério das Finanças um endereço de email, dscobranca@dgci.min-financas.pt. Aliás, estão lá muitos endereços de email.

Acontece que enviei o email no dia 26 de Abril e só me responderam hoje, ou seja, MAIS DE UM MÊS DEPOIS. Entretanto o assunto já foi resolvido e encontra-se morto e enterrado há muito, pois se eu dependesse daquela resposta estava bem tramada.

Mas apetece perguntar: para que servem as contas de email dos ministérios? Porque se dão sequer ao trabalho de responder se o fazem já fora do prazo? Saberão alguns funcionários públicos sequer trabalhar com um computador?

A forma como se trabalha nos ministérios (e de todas as vezes que tive que me deslocar a tais sítios já sabia que me esperava uma longa aventura) é provavelmente o caso mais extremo do mau serviço prestado pela função pública. No entanto, há outros casos sintomáticos, onde talvez menos se esperasse. Cada vez que entro na Loja do Cidadão, sei que há um problema com o sistema informático, pois é anunciado no altifalante. Sempre. É sagrado.

Isto é que é um verdadeiro "choque tecnológico".

1 comentário:

Eu sou assim! disse...

Eu nessas situações o que gosto de fazer é dar uma resposta de seguida curta e grossa. Tudo bem, é desperdicio de tempo mas dá-me gozo esse bocadinho.

24 anos, velha carcaça.