quarta-feira, outubro 18, 2006

Para que serve a unhaca?

Anteontem fui atendida por um funcionário público que possuía todos os traços de portugalidade que se prezam no macho lusitano: funcionário público precisamente, bigode farfalhudo, barriga proeminente e uma unhaca no dedo mindinho da mão direita. A unhaca é aquela unha inexplicavelmente mais crescida do que as restantes.

Já dei voltas à cabeça e é sempre árduo compreender para que serve a misteriosa unhaca portuguesa. Há duas hipóteses de partida: ou aquilo serve uma função estética ou uma função prática. Das duas uma. Mas eu recuso-me a acreditar na função estética. Simplesmente porque não posso acreditar que alguém encare a unhaca como um pormenor de estilo. Não quero perder completamente a réstia de fé que ainda tenho na humanidade.

Resta a função prática. A unhaca tem uma função prática, e pelo aspecto da coisa (ou muito escura ou muito amarelecida), verdadeiramente multi-usos. Será provavelmente para remoção / desaparafusamento / limpeza de orifícios humanos / abertura de objectos difíceis. Consta que a unhaca também serve para coçar partes do corpo complicadas de aceder. Servirá ainda para tocar a guitarra portuguesa? (algo me diz que poderá haver também aí uma ligação). Ou seja, os suíços têm o seu canivete, os tugas têm a sua unhaca. Será?

Mas tudo isto não passa de especulação. Fosse eu jornalista, não hesitaria em fazer uma reportagem sobre a unhaca portuguesa e ouvir da boca dos protagonistas porque a ostentam com tanto orgulho.

4 comentários:

Eu sou assim! disse...

Só de ler o post fiquei com o estômago às voltas. Geez!

Ó disse...

A tua descrição é mortal-brutal! Não é que os funcionários públicos tenham unhaca... LOL Mas ainda no outro dia atendi um sr com cerca de 80 anos que tinha uma unhaca, que "abafava" todas as outras que já vi até então. Não a vou descrever (antes que alguém vomite), mas eu passo a explicar a verdadeira razão da existência da unhaca.

Antigamente (há muitos, muitos anos atrás), havia o mito de que quem não tivésse o dedo mindinho com comprimento superior ao traço digital (superior) do dedo anelar, era uma pessoa que teria muito pouca sorte na vida, não seria bem sucedido por assim dizer. E então para atenuar isso, as pessoas deixavam crescer a unha do dedo pequenino.
Ora, ao longo dos anos o mito foi-se transformando e qualquer pessoa deixava crescer a unha multifunções.

Acabou a história.

FIM

Eu sou assim! disse...

God! Que "MERDA" de superstição!

JFFR disse...

Oh my freakin' god... as coisas que uma pessoa aprende...

24 anos, velha carcaça.