quinta-feira, junho 29, 2006

Insólito IV

Prossegue a saga dos e-mails destrambelhados de gente que não conheço que caem na minha caixa de correio do Hotmail. São interessantes e vale a pena partilhá-los com o mundo.

Como este é um blogue bem educado, substitui os praguejos por outros símbolos. Quanto ao assassinato puro e duro da língua, não pude fazer nada, porque assim a mensagem perderia todo o encanto inicial. Realço o pormenor valioso, que calha bem numa ameaça, do asterico no final a acrescentar suspense à chantagem psicológica.


De: Joana Gameiro
Enviado: quarta-feira, 28 de Junho de 2006 22:37:55
Assunto: NAO RESPONDES-TE! PORQUE


Hoje foste ao continente com o papa ou com a mama?Nao foi eu vi-te.
Entao p#&a nao disseste nada deves estar toda cagada, com as amiaças. Ja deves saber que o luis pasou de ano.
olha se queres saber quem sou, eu sou a joana a tua pior inimiga nesta terra.Vou-te mais um aviso ao tu acabas com o luis ou *....... a so para saberes eu descobri onde moras p#%a! Nao tenhas medo se for preciso eu dou-te dinheiro para as fraldas!

*ou eu acabo contigo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, junho 28, 2006

Palavras de que gosto


OBNUBILAR

v. tr.,
causar, produzir obnubilação em;
enevoar;
fig.,
perturbar, turvar;
esquecer, obscurecer

quarta-feira, junho 21, 2006

Boring

Aqui onde estou não me deixam sair para ir ver jogar Portugal.
Eu bem gostava que tomassem em consideração o bom senso que reina num lugar como o Parlamento, mas parece que hoje em dia já ninguém está interessado em seguir bons exemplos.

domingo, junho 18, 2006

Novas de Mário Machado


Ficámos a saber esta semana que aquela criatura de traços morenos e arabescos que é líder da extrema-direita violenta em Portugal, Mário Machado, arranjou mais um elemento para o seu já invejável currículo criminal. A juntar ao envolvimento em assassinato, ao tráfico de droga e armas, aos sequestros e extorsões, houve também um tiroteio em plena mata de Alvalade há uns dois meses atrás.
Mário Machado tem razões nas coisas que diz: então que Estado é este que deixa os criminosos andar por aí como se nada fosse?

Soubemos também que a extrema-direita tuga anda a tentar negociar com o Irão para o financiamento de uma manifestação anti-semita na Alemanha. Isto já faz mais sentido. Quando ouvi dizer que eles tinham viajado em gang para a Alemanha, pensei logo que não podia ser para apoiar a selecção nacional e festejar o golo do Deco, esse brasileiro que eles tanto detestam, a abrir caminho à vitória lusa.

sábado, junho 17, 2006

quinta-feira, junho 15, 2006

E recordar é viver



Claramente irrelevante

Leio no Público que a guerra civil no Congo, iniciada em 1998 e nominalmente terminada em 2003 (os rebeldes continuam a combater), já matou 4 milhões de pessoas - sim, leu bem. Procuro por outros sítios informativos e encontro-lhe a classificação de "a guerra que mais mata".

Pergunta: porque é que o jornalismo que mais chega às pessoas, o televisivo, opta por inundar-nos com as historietas de desavenças entre compadres ali da aldeia, em vez de nos dar a informação que interessa?

Ainda sobre o Portugal-Angola

Portugal não joga nada, o que não surpreende.
De resto, andei mais entusiasmada, durante os dias do pré-Mundial, com as notícias da separação de Simão e Filipa Sabrosa e o namoro do Cristiano Ronaldo com a Merche Romero do que com as tácticas do Abominável Homem Gaúcho (=Scolari), porque são coisas com um interesse infinitamente maior. Quanto ao Cristiano Ronaldo, duas coisas boas e uma coisa má em relação a 2004: provavelmente fez um tratamento de pele e aquilo encontra-se num estado relativamente melhorzinho, e já não tem uns papéis por cima dos brincos nas orelhas (vá lá, tirou tudo); o penteado, todavia, está cada vez mais incompreensível.

Quando soube que duas das estrelas da selecção de Angola, o guarda-redes e o lendário ex-SLB Akwá, estavam no desemprego, senti logo uma simpatia sincera pelos palancas e esqueci a selvajaria que foi o Portugal-Angola de 2001 em Alvalade. Eu acho que Angola merecia ter ganho este jogo.
Nós cá em casa, o que gostámos mesmo foi do cabelo de um jogador angolano, que se chama Loco. Cada vez que ele aparecia, nós íamos ao rubro e quase fazíamos a hola mexicana. Chegou para fazer a festa.
Ei-lo:












Espero que Portugal e Angola passem aos oitavos e que o Irão saia esmagado e humilhado já nesta primeira fase, para não termos que aturar uma vinda do Presidente Ahmadinejad à Europa.
E depois estou a torcer pelo Brasil, claro.

terça-feira, junho 13, 2006

Extrema-direita à portuguesa








Manifestante bronco veste t-shirt com dizeres:
"Os direitos que o Estado Novo nos deu os democratas injustamente nos tiraram"





A extrema-direita tuga é bronca.
A da Alemanha dos anos 30 e 40, pronto, ainda reclamava um certo ascendente cultural, inspirando-se supostamente em Wagneres, Nietzsches e outros do género. Mas a nossa é profundamente burra. Só assim se explica o "saudosismo" que estes rapazes (geralmente porteiros de bares de strip, líderes de claque de futebol ou traficantes de droga) nutrem pelo Estado Novo, império multirracial e multicultural. Portugal era do Minho a Timor. Para quem gosta de propangandear a supremacia da raça branca, fica um bocado mal exaltar um regime que conferiu "direitos de cidadania" aos pretos das colónias.
Vamos lá ser um bocadinho mais atentos, caramba!

domingo, junho 04, 2006

Não sou eu que digo!

"La música de Shakira tiene un sello personal que no parece de nadie más y que nadie puede cantar y bailar como ella lo hace, a cualquier edad, con una sensualidad tan Inocente, que parece de su propio invento"
Gabriel Garcia Marquez, Nobel da Literatura

sábado, junho 03, 2006

Proposta








Will you stay with me, will you be my love ?
Among the fields of barley
We'll forget the sun in his jealous sky
As we lie in fields of gold

sexta-feira, junho 02, 2006

A raíz do absurdo II







Se dúvidas tivéssemos da superioridade do nosso mundo sobre o dos ayatollahs e restantes cabeças de trapo, poderíamos tirá-las rapidamente comparando os casos Salmon Rushdie e Dan Brown. Eu tenho a certeza que se houvesse perigo de lhe cair uma fatwa em cima, mais uma vida de permanente escolta policial num país que não o seu, Dan Brown não se teria atrevido.

A raíz do absurdo




















"Dada não significa nada", disse o poeta Tristan Tzara, autor da invenção do nome - Dadaísmo.
Diz-se (não é certo) que certa noite, no Cabaret Voltaire, Tzara abriu ao acaso o dicionário Petit Larousse e fez cair um pingo de conta-gotas sobre a página. A água caiu sobre a palavra Dada que, na linguagem infantil, significa "cavalinho de pau" e, em sentido figurativo, uma ideia fixa de tipo obsessivo.

Palavras de que gosto


GENUFLEXÓRIO

do Lat. genu, joelho + flexoriu < flexu, dobrado
s. m.,
estrado com encosto onde as pessoas ajoelham para rezar



terça-feira, maio 30, 2006

Acontece-me













Às vezes esqueço-me de levar música ou algo para ler na viagem diária de Setúbal a Lisboa e então entretenho-me a encostar a cabeça para trás, olhar o céu e procurar Deus sentado numa nuvem qualquer (as janelas são grandes e eu vou sempre encostada a uma). Pode ser que Ele lá esteja! Nunca se sabe, e Ele pelo menos nunca se poderá queixar de pouco esforço da minha parte. Ele nunca poderá dizer que eu não O procuro.

Entretanto, dá-se desde sempre neste autocarro um fenómeno estranho, e eu certamente já fiz mais de mil idas e voltas. As pessoas conseguem dormir em bancos desconfortáveis, muitos deles estão "avariados" e não se conseguem puxar para trás, e eu garanto que há muito solavanco violento durante os quarenta minutos. Mas as pessoas dormem ali e se for preciso ressonam, e assim permanecem mesmo que o condutor passe por cima de um calhau. Isto para mim é inconcebível, pois enquanto eu não estiver na horizontal e aconchegada sou incapaz de adormecer. Mas eu ali já vi as mais bizarras posições de sono.
E o mais incrível de tudo é que isto passa-se às 8 da manhã, pelo que eu só posso concluir que somos um povo que dorme mal. Se às 8 da manhã se dorme que nem uma pedra num sítio tão confortável quanto uma pedra, é porque andamos todos a dormir mal. Ou então andamos a dormir o tempo todo, daí a lentidão da retoma económica.

Também não gosto daquelas pessoas que mal aparece uma ponta de sol pedem logo para puxar a cortininha. Cócós.

domingo, maio 28, 2006

O petróleo, outra vez

O EXEMPLO SUECO: DEPENDÊNCIA DO PETRÓLEO TERMINA EM 2020

Parece uma promessa eleitoral demagógica de um político demasiado sonhador. A ministra para o Desenvolvimento Sustentável da Suécia anunciou, preto no branco, que a partir de 2020 o seu país vai deixar de depender definitivamente de combustíveis fósseis, principais responsáveis pelas emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, criando um efeito de estufa que tem provocado o aquecimento global do planeta. Mas será possível cumprir a promessa? Os suecos acreditam que sim e estão seriamente empenhados em queimar etapas.

Em 1970, quase 80 % de toda a energia consumida no país tinha origem no petróleo. Entretanto, muitas centrais hidroeléctricas e eólicas foram construídas. Em 2003, esta dependência já estava reduzida para 34 %. E isto aconteceu num período de grande crescimento económico, com um número cada vez maior de empresas a produzir. A eficiência é quase uma obsessão. As 705 unidades industriais suecas que estão incluídas no mercado europeu do carbono emitiram 19 milhões de toneladas de CO2 em 2005. Comparação rápida: são o triplo das unidades industriais portuguesas mas lançam para o ar metade das emissões.

Agora, as atenções viraram-se para os automóveis. A Saab começou a comercializar no ano passado novos modelos de carro que consomem bioetanol obtido a partir de cana-de-açúcar. São apenas comercializações na Suécia, mas isso basta para serem um sucesso de vendas.
Em muitas cidades, os velhos autocarros a gasóleo também têm vindo a ser substituídos por novos modelos alimentados a biogás produzido a partir de resíduos orgânicos domésticos. Segundo a revista "Time", a cidade de Helsingborg é um dos exemplos de como o suecos têm carregado no acelerador. Era suposto reconverterem 20 % dos autocarros até 2010, mas em 2004 já tinham reconvertido 23 % da frota. Resultado: a câmara municipal reformulou o objectivo. Em 2010, metade das viaturas já terão de ser amigas do ambiente.

O passo seguinte vão ser as casas, quase todas aquecidas actualmente com combustíveis fósseis. O Governo de Estocolmo criou um sistema de isenções fiscais para os proprietários que escolham instalar sistemas de aquecimento que trabalhem só com energias renováveis (painéis solares, por exemplo) ou energias consideradas mais limpas (caso da biomassa). Dentro de pouco tempo, será difícil para um sueco compreender o que é a crise do petróleo.

EXPRESSO, 27 Maio 2006

quinta-feira, maio 25, 2006

Palavras de que gosto

MIXÓRDIA

s. f., pop.,
salsada;
mistifório;
confusão;
embrulhada;
zurrapa;
comida mal feita;
produto falsificado por mistura fraudulenta

segunda-feira, maio 22, 2006

Dica útil

Na rua Prior do Crato em Lisboa vendem-se "bandeletes à Nuno Gomes" (e de várias cores!)

sábado, maio 20, 2006

Hoje vai disto














* Adenda: como é possível observar aqui em baixo, A Asneirada decidiu democratizar-se após pedidos insistentes de várias famílias (mentira). Assim, o caro leitor poderá, de agora em diante e de forma ordeira, deixar o seu bitaitezinho, pese embora este seja um blogue sobre nada e pouco de relevante haja a acrescentar.

Reclamação logo pela manhã

Hoje vai haver aquela concentração no estádio nacional por causa de um evento a que chamaram "a mais bela bandeira do mundo" (sim, preparem-se, porque durante umas semanas, por causa Mundial, Portugal vai deixar de ser o Portugalinho, o ser-se português vai deixar de ser deprimente para passar a ser "um orgasmo", e as lamúrias diárias vão dar lugar a bandeiras à janela - são sintomas de um povo verdadeiramente idiota, o que só se entusiasma à conta do futebol). Pois eu tenho uma dica a dar: a bandeira é FEIA. Os republicanos de há cem anos atrás, para além de terem espalhado o caos político-social e aberto caminho para os quarenta anos de ditadura isolacionista, ainda tiveram a ideia de fazer a pior junção de cores de todos os tempos. Eram gente de pouco sentido estético, aqueles republicanos.

O que tinha esta de mal? Bolas, era só tirar-lhe a coroa!


24 anos, velha carcaça.