quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Como distinguir chineses de japoneses

Para começar, o aspecto.
Não, não sei dizer qual das duas espécies tem os olhos mais em bico. Mas os japoneses são bem mais bonitos que os chineses. Se me puserem uma foto de um chinês e de um japonês à frente, eu não sei dizer em que é que se distinguem, mas sei que o japonês vence claramente a corrida estética. Seja como for, os chineses (os homens) perderiam logo, mesmo que fossem bonitos, pelo simples facto de muitos deles usarem unhacas.

Outro factor que nos permite saber se estamos num restaurante japonês a sério ou num restaurante japonês feito por chineses é isto: nestes últimos, os que servem os clientes passeiam-se entre as mesas com ar de guardas vigilantes. Acredito que guardem cacetetes debaixo dos trajes exóticos. Sei que sinto medo e desconforto. Ah, e a comida, claro. Restaurante japonês feito por chinês é pleno de peixe cru duro e a saber a mofo, arroz excessivamente avinagrado e batatas fritas a passar no tapete rolante, o que torna uma experiência maravilhosa num pesadelo.

E há mais: este restaurante japonês feito por chineses perto do meu escritório tem uma especifidade que lhe confere ainda maior encanto: o desperdício paga-se. Ou seja, se não gostar e deixar no prato, paga por isso.

Isto a propósito do tema de capa da Time Out desta semana, sobre a moda do sushi em Lisboa. Num artigo sobre a profileração de restaurantes japoneses, faltavam lá estas dicas preciosas.

3 comentários:

Anónimo disse...

É de lamentar que a revista TIME OUT desta semana so tenha referido restaurantes de lisboa,não sei se por ser novo ou talvez porque não conhecem o restaurante japones nos arredores de lisboa mais propriamente nas colinas do cruzeiro em odivelas.
É um restaurante muito acolhedor,muita simpatia e do comer nem se fala...
Tenho ido a varios em lisboa mas de facto este k vos refiro é espectacular,o referido restaurante tem pelo nome de MANEKINEKO e apesar de estar aberto a pouco tempo acho que deveria ter o mesmo direito de ser divulgado,ou sera k é preciso mais alguma coisa alem de ser um BOM RESTAURANTE???
Vão la esperimentar e tirem as vossas proprias conclusões.Tenho pena que a dita revista se tenha "esquecido"de falar dele.

Anónimo disse...

Essa das unhacas está linda...:)))E o Artur que tem hi5, minha nossa, nem sabia que era possível!:)Um destes dias coloco o Zuca como amigo. :))Em Maio acaba-se a "prisão" dos fins-de-semana. Nessa altura, espero ver-te com calma. Mil beijos e saudades* Tua, Pat

JFFR disse...

Olá Pat

O Artur e o Zuca podiam ser amiguinhos!!

Beijinhos

24 anos, velha carcaça.