quinta-feira, setembro 13, 2007

Mas como é que eu nunca me lembrei disto antes?

Ando a precisar de ânimo na minha vida académica. No ano lectivo que se avizinha, vou ter que preparar a elaboração de uma tese de mestrado, coisa que deve ter pés e cabeça, ao contrário dos "trabalhos" que tenho entregue durante os semestres e cujas notas não têm sido famosas.

Não devo temer, porém! A avaliar pelos temas de certas teses que se fazem por aí, isto de fazer um mestrado pode afinal ser bem divertido e, acima de tudo, genuinamente educativo e construtivo.

Há quem faça teses de doutoramento (de doutoramento, o que é ainda pior) sobre a sexualidade no Capuchinho Vermelho.

"Entre leituras à volta de Proust e de Perrault, com inúmeras entrevistas pelo meio, [Francisco Vaz da Silva, professor no ISCTE] chegou a conclusões curiosas. Afinal, o lobo mau é um lobisomem ("porque fala e muda de pele") e o Capuchinho Vermelho uma adolescente de 14 anos prestes a perder a virgindade. Há sexualidade do primeiro ao último acto. Basta ler nas entrelinhas, diz. Não é por acaso que o Capuchinho chega a casa da avó cheio de flores. "Elas estão associadas à virgindade. Por isso se diz que uma mulher foi desflorada". Das flores, o estudioso avança para a avó do Capuchinho - previamente morta pelo lobo e servida à protagonista numa salgadeira. "O Capuchinho come a avó e bebe o seu sangue, o que simboliza o ritual de passagem de geração. A avó sai da vida sexual activa e a neta inicia-a". Já de estômago cheio, faz um strip para o lobo, o que tem toda a lógica para o antropólogo. "A menina é virgem e está na pujança dos seus 14 anos". Por fim, o lobo come-a. Apesar de insólita, a tese de doutoramento foi bem acolhida pelo meio académico. O professor teve nota máxima no doutoramento (aprovado com distinção e louvor)."

(suplemento sobre pós-graduações da Sábado desta semana)

É sempre hilariante que se tenha que ler Proust e Perrault para descobrir possíveis significados ocultos e profundamente simbólicos em histórias como o Capuchinho. Tenho já uma ideia para a minha futura tese: vou inspirar-me nas obras completas de Freud e Foucault para falar sobre a carga altamente erótica do nariz do Pinóquio.

Deste excerto, gosto especialmente da parte que diz: "já de estômago cheio, faz um strip para o lobo". Muito se diverte esta malta.

1 comentário:

Eu sou assim! disse...

"Tenho já uma ideia para a minha futura tese: vou inspirar-me nas obras completas de Freud e Foucault para falar sobre a carga altamente erótica do nariz do Pinóquio."

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

24 anos, velha carcaça.