terça-feira, agosto 21, 2007
Tão simples
Na Irlanda, não se fuma nos locais públicos fechados. Isto significa que neste país é possível ir a um pub ou a um restaurante e não vir para casa com a roupa impregnada de cheiro a tabaco (Deus meu, afinal é possível algures!). Quem quer fumar, levanta o rabo da cadeira e vai lá fora. Os pubs continuam cheios. Parece tão simples que se torna incompreensível o porquê de tanta polémica.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
24 anos, velha carcaça.
5 comentários:
Continuo a achar uma medida radical. E acho ridiculo querermos equipararmo-nos a países tão desenvolvidos como a Irlanda, actualmente. Mas enfim, o que fazer.
Radical porquê? Ninguém proíbe ninguém de fumar. É só uma questão de não obrigar os outros a serem fumadores passivos.
Ninguém proíbe de fumar até ver! Porque, por este andar, tudo neste mundo vai ser proibido.
Mas já que a questão é não incomodar os outros, então acho que quem tem carro devia deixar de ter, porque afinal está a poluir o ar dos outros. E os toques idiotas de telemovel também deviam ser proibidos, as criancinhas aos gritos no meio da rua, etc, etc.
Bem, no fundo, acho que as proibições devem partir dos donos dos estabelecimentos e não do Estado.
Entre os toques dos telemóveis serem irritantes e um fumador passivo apanhar cancro do pulmão vai uma grande distância. Quanto ao fumo dos carros, pois, que se comece já a pensar em energias alternativas e o que seja, não sei o que tem a ver isso com a proibição do fumo em espaços fechados.
A medida não tem a ver com fazer com que todo o mundo páre de fumar, nem com um desejo de formatar uma sociedade higiénica, mas sim que os que não fumem não apanhem o fumo. Obrigar-me a fumar contra a minha vontade, que é o que se passa todos os dias, em todos os sítios, é um atentado à minha liberdade.
Esperar por que os donos dos estabelecimentos se decidam é o mesmo que deixar tudo como está. Eles já têm a liberdade de pôr lá uma plaquinha a pedir para não se fumar e não o fazem.
Sim, sim, sim! Obrigado meu Deus por encontrar uma semelhante! Eu desde os meus nove anos (qaundo descobri a música celta) que tenho vindo a dizer aos meus pais que me vou mudar para a Irlanda e lá me vou casar com um lindo rapaz que toque gaita-de-foles.
Enviar um comentário