quinta-feira, julho 26, 2007

Morri-me

Aquela minha vida morreu. Toda a existência que eu conhecia alterou-se bruscamente, a ponto de eu me interrogar se serei hoje ainda a mesma pessoa que fui. Joana = Joana? Aposto no não.

E sem, dar conta disso, esta corrente alucinante de perdas e ganhos, e tristezas e alegrias, deixou-me esgotada. E eu tenho uma vontade extrema de chorar, se bem que não sei se tenho forças. Falta-me a energia de uma maneira que nunca conheci. Tenho 23 anos. Talvez seja apenas a falta de sono, que as exigências de uma vida de trabalho numa cidade diferente e a vivência de um amor maior que a vida não são pêra doce.

Perdi tanto nestes últimos tempos. Já convivi tão perto com a morte que esta parece ter passado a fazer parte de mim. O cheiro, o aspecto, o espectro, a iminência, a omnipresença da morte. Ela tem estado tão presente que é como se acordasse ao meu lado, caminhasse junto a mim e se sentasse à minha frente. Parece-me agora que tenho feito um esforço que ultrapassa a capacidade humana. Mas não me apercebi disso.

Perder um pai? Ao início, apesar da dor lancinante incompreensível, nós pensamos: "a vida continua para a frente e tudo o que eu tenho a fazer é honrar a sua memória". Mas depois... há algo que fica permanentemente danificado aqui dentro, algo que continua a moer e a moer e a moer - e, uma vez mais, a gente não se dá conta disso pois está loucamente inebriada com o Amor.


Às tantas, porém, o corpo e a mente ressentem-se. Parece não restar ponta de frémito. Apenas um vazio de perder de vista.

2 comentários:

Eu sou assim! disse...

Não tens de te tentar sentir uma super mulher. Tens as tuas fraquezas, todos temos. São diferentes de pessoa para pessoa. Tens de ter força mas não te podes esgotar. Se tiveres que chorar, chora. Mas pensa que do muito que perdeste nos últimos tempos também muito ganhaste e eu sei disso, tu sabes. No fundo, é isso que tem de ficar. Quanto à memória do teu pai, ela irá ser lembrada por ti, agora e para sempre. Mas não te deixes enfraquecer por essa perda... Torna-te mais forte com as tuas conquistas. Beijinho

Anónimo disse...

Deixo aqui um grande beijinho...Vai correr tudo bem...Paty

24 anos, velha carcaça.