terça-feira, setembro 30, 2008

o pior

Num ano em que sobem abruptamente o preço do petróleo e o preço da comida, em que a Rússia invade uma nação soberana aproveitando o reconhecimento europeu do Kosovo, e em que a "Europa" volta a entrar em crise sobre si mesma com o falhanço de mais um tratado constitucional, temos agora uma série de bancos americanos e europeus a irem à falência, a terem que ser comprados por outros a metade do valor ou a serem nacionalizados. Numa questão de meses, 1929 paira sobre as nossas cabeças. Eu acho que o Presidente Bush será lembrado como o pior Presidente de toda a história dos Estados Unidos da América. O pior dos piores se calhar não será o Iraque, contra todas as expectativas. O pior dos piores se calhar será esta crise financeira, que agora esta administração empedernidamente Republicana se vê obrigada a tentar salvar com um plano estatista. Será esta crise a enterrar finalmente o estatuto de "farol do mundo" da América, fruto das condições em grande parte criadas por esta administração.
Eu, que gosto muito da América e que gosto muito do mundo livre, espero estar redondamente enganada.

segunda-feira, setembro 22, 2008

O poder do gato


Às vezes não me importava de ficar em casa o dia todo a passar-lhe a mão pelo pêlo e a ouvir o seu ronron quente e regalado. Ele olhar-me-ia com o seu olhar altivo habitual, como que a ordenar que toda a minha atenção babada permaneça concentrada nele. Seria uma vida imaculada, tudo faria sentido e o cosmos estaria em harmonia total.

domingo, setembro 21, 2008

deposito toda a minha fé nesta pequena coisa


Kainever

O nome é imponente e eu quero acreditar que é a solução para os meus problemas. É nisto que confio para combater a tortura de viajar de avião. É nisto que deposito toda a minha fé. Se alguém tiver depoimentos úteis sobre a utilidade deste medicamento durante as horas agoniantes do voo, agradeço que os deixem na caixa de comentários deste post.

quinta-feira, setembro 18, 2008

A vida nos transportes públicos

Esta manhã, a linha azul do metro esteve parada uma hora inteira porque uma mulher caiu na linha. Tive que dar a volta à cidade para apanhar um percurso alternativo. Ao fim da tarde, uma avaria nos eléctricos deixaram-me abandonada na av. 24 Julho, no meio do nada. Tive que fazer tudo a pé. Está tudo a avariar, os transportes públicos, os transportes privados por causa do petróleo, a economia, os bancos que o ano passado tiveram record de lucros, o casamento e a família tradicional,. Sinto-nos à beira do apocalipse. Ser uma trabalhadora "precária" e gostar cada vez mais de música melancólica ainda dão maior dramatismo à coisa.

domingo, setembro 14, 2008

Eu vou





Adenda: e, como é óbvio, foi o máximo, apesar de o Parque da Bela Vista ser um flop neste tipo de espectáculos com uma componente visual marcada. Madonna é Madonna. E pensar que o Vaticano exortava aos fiéis para não ir aos concertos desta mulher - haviam de ver aquele espaço carregadinho de famílias.

quinta-feira, setembro 11, 2008

Nine Eleven


Flag - Jasper Johns, 1954

25 anos, velha carcaça

25 é um número marcante. Primeiro, nem quero acreditar que já vivi metade da minha casa dos vinte. Não acredito que já cá cheguei. Aliás, pensei que nunca viesse mesmo a chegar, pois quando tinha dez anos acreditava que o mundo ia acabar no ano 2000. Depois, porque a minha projecção de mim própria para lá da idade adulta foi sempre bastante turva.
Não tendo prestado muita atenção aos meus aniversários nas ocasiões anteriores, este ano encontro-me num estado meditabundo. Os últimos dois anos arrancaram-me à força e definitivamente da infância (sim, foi prolongada e tardia), da qual tenho saudades e que recordo com muito carinho e melancolia. Se eu pudesse reviver esses momentos, só mais uma vez, com todas essas pessoas que fizeram parte do meu passado e que hoje estão longe, nem que fosse por uns segundinhos… Se eu pudesse. Gostava de ser aquele tipo de pessoas que se alegra com o seu próprio aniversário. Eu só me lembro como é triste que tudo passe e poucas coisas fiquem.
Aos 25, tenho também um sentimento de urgência. Como se fosse um agora ou nunca.

domingo, setembro 07, 2008

I say no, no, no!!!

A nomeação estranha e imprevisível da desconhecida Sarah Palin para a candidatura republicana à presidência dos EUA, nada mais do que uma jogada de sedução, recordou-me que há uma espécie de criaturas que me causam urticária: fundamentalistas religiosos.

Esta mulher defende o ensino do criacionismo (que Deus criou o mundo há seis mil anos) nas escolas e acha que a guerra no Iraque é um desejo de Deus. Também os ayatollahs acham que matar ocidentais é uma ordem de Allah.

Maneiras que isto é assim: se McCain é eleito presidente e bate as botas, esta fulana será presidente dos EUA. Livrem-nos deste filme. Já nos bastam os apocalípticos do outro lado da barricada.

sábado, setembro 06, 2008

crime


Na Brasileira, o preço da bica subiu de um dia para o outro, sem mais nem menos (ou explicação alguma), de 50 para 70 cêntimos. De 50 para 70 representa um aumento de 40%. A Brasileira agora é única e exclusivamente para turistas.

segunda-feira, setembro 01, 2008

Vou só ali ligar-me à corrente e já volto













As férias dão cabo de mim, já percebi. Pensei que o período de vegetação extrema ia ser uma benção, mas agora dou por mim lentificada, sem paciência para conversas - mesmo as de chacha -, desinteressada de opinar sobre seja o que for nem saber da opinião alheia, cansada dos ciclos e rotinas habituais, alérgica ao contacto diário obrigatório com o mundo. Os longos discursos das pessoas dão-me enxaquecas (porque falam tanto?). Ter que apanhar transportes públicos para estar em sítio x à hora x, dia após dia após dia, parece-me uma tarefa hercúlea. Já me tinha esquecido que era uma criatura do tipo casulo, que se sente bem longe das multidões, como um gato doméstico que tem horror a elementos exteriores e os olha de esguelha e ar altivo. A vida é tão difícil...
24 anos, velha carcaça.